Diplomas de Pós-Graduação

Orientações Gerais

A emissão dos diplomas de pós-graduação stricto sensu, faz parte de um macroprocesso, que, em linhas gerais, poderia ser ilustrado conforme a figura abaixo.

 

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Consulta sobre a emissão de diploma (1ª via)

É necessário que a concessão de título de mestre ou doutor seja homologada pelo CoPG, para que o processo de emissão do diploma correspondente possa ter início. Para consultar o calendário de reuniões do CoPG e demais informações a respeito clique aqui.

Os alunos ou ex-alunos de mestrado ou doutorado da UFSCar – que já passaram pela etapa de concessão do título de pós-graduação junto ao PPG – podem consultar se a concessão de seu título foi homologada pelo CoPG ou se o diploma correspondente já foi emitido. Basta criar no link abaixo

Emissão 1ª via do Diploma

Solicitação de emissão de 2ª via de diploma

Após a emissão da primeira via do Diploma de Pós-Graduação stricto sensu , toda solicitação de reimpressão do Diploma ou do Histórico Escolar, em qualquer circunstância (perda, roubo ou necessidade de correção da 1ª via etc), corresponde a uma solicitação de emissão de 2ª via, devendo seguir os passos abaixo:

  • Baixe o formulário de requerimento clicando aqui;
  • Preencha o formulário e entregue ao Programa de Pós-Graduação em que tenha sido diplomado, junto com os documentos exigidos (descritos no formulário);

A previsão para a disponibilização das 2ªs vias solicitadas é de cerca de 40 dias, a partir da data de entrega da solicitação ao programa. 

  • 2ªs vias de Históricos Escolares deverão ser retiradas pelo requerente, junto à seu Programa de Pós-Graduação (consultar o PPG para instruções sobre a retirada);
  • 2ªs vias de Diplomas, deverão ser retiradas pelo requerente junto à Divisão de Registro de Diploma (DiRD/UFSCar) apresentando-se, entre outras coisas, comprovante de recolhimento da taxa correspondente, conforme informações disponíveis no site da DiRD.