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SINAPSE

Instituição Coordenadora

  • Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Região geográfica: Sudeste (SE)

Instituições associadas Associadas

IES Associada Região geográfica
Universidade Federal do Cariri (UFCA) Nordeste (NE)
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Sul (S)
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Norte (N)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Nordeste (NE)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Norte (N)

Sobre a Rede CAPES Global UFSCar

  • Justificativa da Composição da Rede
    A Rede proposta no âmbito do Programa CAPES-Global.edu expressa um compromisso estratégico com a valorização da diversidade territorial, a densidade científica e a equidade na internacionalização da pós-graduação brasileira. Composta majoritariamente por instituições situadas em territórios interioranos ou não metropolitanos, de distintas regiões do Brasil, a Rede busca conectar suas dinâmicas formativas, científicas e sociais a redes globais de produção de saberes, promovendo impactos locais, nacionais e internacionais profundos e duradouros.

  • UFSCar como Coordenadora
    A UFSCar lidera a proposta com base em sua excelência acadêmica, sólida trajetória internacional e atuação interdisciplinar consolidada. Com Programas de Pós-Graduação (PPGs) de conceitos 6 e 7, a UFSCar atua estrategicamente nos três temas definidos: soberania tecnológica, educação inclusiva e saúde socioambiental, exercendo papel estruturante na articulação da Rede e no fortalecimento das parcerias internacionais.

  • Diversidade e Amplitude
    As instituições associadas ampliam significativamente o alcance territorial e a diversidade temática da Rede. Essa configuração abrange quatro das cinco regiões do país e integra contextos amazônicos, sertanejos, e interioranos, cumprindo plenamente os requisitos do edital e fortalecendo a atuação em territórios com marcantes desafios sociais e ambientais.

  • Complementaridade Institucional
    As instituições associadas trazem contribuições únicas que fortalecem o conjunto da Rede. FURG e UESB aportam densidade científica consolidada e inserção internacional já estabelecida, enquanto UFCA, UFOPA e UNIFESSPA, instituições mais jovens, se destacam pela atuação estratégica em contextos de vulnerabilidade socioeconômica, sendo fundamentais na indução de políticas públicas sustentáveis e inclusivas.

    1. Colaboração Solidária

    2. Integração Territorial

    3. Impacto Transformador

    A colaboração solidária entre instituições com diferentes estágios de maturidade acadêmica favorece o fortalecimento recíproco e a redução das assimetrias regionais na pós-graduação brasileira.

    A diversidade geográfica permite a criação de zonas de contato científico que valorizam saberes locais e promovem diálogos entre territórios historicamente marginalizados e centros consolidados.

    A Rede posiciona-se como instrumento de transformação científica e territorial, reafirmando o compromisso de internalizar e interiorizar a internacionalização da formação superior.

                                                                     IES.png                Regioes.png                PPGs.png

Temas

  • Inovação, desenvolvimento e soberania tecnológica: Rumo as cidades Inteligentes, energias limpas e materiais estratégicos
Instituições Participantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

  • Saúde, Tecnologia e meio ambiente: Soluções inovadoras para a reabilitação física e mental em contextos globais.
Instituições Participantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

  • Educação inclusiva e cidadania global: Desafios e estratégias para a justiça social e ambiental.
Instituições Participantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Cronograma de Construção da Proposta

  • O cronograma a seguir estabelece as etapas críticas para a construção colaborativa e submissão da proposta da Rede ao Programa CAPES-Global.edu, assegurando transparência, participação efetiva e qualidade técnica.

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Metodologia de Distribuição Orçamentária da Rede SINAPSE

  • Foi estabelecido um critério técnico e transparente para a alocação dos recursos financeiros anuais entre as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes da Rede Institucional de Internacionalização, respeitando os princípios de equidade, mérito acadêmico e capacidade de execução.

  • Princípios Orientadores:

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  • Indicadores Utilizados

A metodologia emprega quatro indicadores principais, cada um com peso específico:

- PPGs com conceito 6 e 7 — Peso 4 (maior peso, refletindo excelência)

- PPGs com Mestrado e Doutorado — Peso 3 (formação completa)

- Total de docentes — Peso 2 (capacidade instalada)

- Total de discentes matriculados — Peso 1 (demanda de formação)

  • Cálculo da Pontuação Ponderada

Para cada instituição i, calcula-se a pontuação ponderada Pi da seguinte forma:

Pi = (Ci × 4) + (Mi × 3) + (Di × 2) + (Si × 1)

Onde:

Ci = número de PPGs conceito 6 ou 7 na instituição

Mi = número de PPGs com mestrado e doutorado

Di = número total de docentes nos PPGs

Si = número total de discentes matriculados

  • Proporcionalidade Orçamentária

O orçamento total anual “T” previsto para a Rede (R$ 18.300.000,00) é distribuído proporcionalmente à pontuação de cada instituição:

Ri = (Pi / ΣPi) × T

Onde:

Ri = recurso anual destinado à instituição

ΣPi = soma das pontuações ponderadas de todas as instituições

  • Regras Complementares

- Participação mínima garantida: Nenhuma instituição da Rede receberá menos de 2% do orçamento total.

- Critérios de desempate: Em caso de empate na pontuação, aplica-se o critério do maior número de PPGs com nível doutorado.

  • Justificativa Técnica

A adoção desta metodologia assegura:

- Alinhamento com os critérios de mérito e impacto previstos no Edital CAPES-Global.edu.

- Transparência e racionalidade na alocação dos recursos públicos.

Incentivo ao fortalecimento institucional e à superação de assimetrias entre as IES participantes.

Orçamento Executivo Rede SINAPSE

Metodologia de Distribuição Orçamentária por Tema para a UFSCar

  • A análise dos indicadores da UFSCar evidencia a amplitude, qualificação e capacidade instalada da instituição para liderar ações de internacionalização de alto impacto.

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  • Amplitude e Equilíbrio

A UFSCar mobiliza 41 PPGs em todas as grandes áreas de conhecimento, com equilíbrio entre os três temas estratégicos, assegurando abrangência temática e interdisciplinaridade nas ações propostas.

  • Qualificação Consolidada

19% dos programas possuem conceito 6 ou 7, atendendo plenamente aos requisitos do Edital CAPES-Global.edu e demonstrando excelência científica reconhecida internacionalmente.

  • Destaques Institucionais

- Capacidade instalada: 1.118 docentes e 3.249 discentes revelam forte densidade acadêmica e científica, com infraestrutura robusta para pesquisa de ponta

- Potencial internacional: Predominância de doutorandos (55%) e docentes seniores (83%) favorece ações de mobilidade, cotutela e projetos de pesquisa em cooperação internacional

- Maturidade acadêmica: 80,9% dos PPGs oferecem formação completa (mestrado e doutorado), indicando consolidação institucional e capacidade de formação avançada

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Para distribuir os recursos da UFSCar entre os três temas estratégicos, foi desenvolvida uma metodologia ponderada baseada em cinco critérios quantitativos e qualitativos que refletem mérito acadêmico, capacidade instalada e perfil docente.

  • Estrutura Metodológica

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Critérios e Pesos

A metodologia emprega cinco critérios principais com pesos estabelecidos de acordo com sua relevância estratégica. A soma dos pesos totaliza 1,00 (100%):

- Conceito CAPES (A) — Peso 0,40 (40%): Valoriza excelência científica consolidada

- Nível do Curso (B) — Peso 0,20 (20%): Reconhece formação completa (M+D)

- Corpo Docente (C) — Peso 0,15 (15%): Considera capacidade instalada

- Corpo Discente (D) — Peso 0,15 (15%): Reflete demanda de formação

- Perfil Docente (E) — Peso 0,10 (10%): Equilibra experiência e renovação

  • A aplicação da metodologia resultou no Índice de Prioridade Temática (IPT-PG) para cada tema, refletindo sua densidade acadêmica, excelência e capacidade de execução.

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A estrutura orçamentária da UFSCar está organizada em três parcelas principais, distribuídas proporcionalmente entre os temas conforme o IPT-PG calculado.

  • Parcelas Orçamentárias

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Esta estrutura assegura o cumprimento das diretrizes do edital CAPES Global.edu, com ênfase na mobilidade internacional (Parte I), complementada por ações de fortalecimento nacional (Parte II) e estratégicas (Parte III).

Programas de Pós-Graduação da UFSCar que integram a proposta do CAPES Global.edu

  • TEMA: Inovação, desenvolvimento e soberania tecnológica: Rumo as cidades Inteligentes, energias limpas e materiais estratégicos

1.AGRICULTURA E AMBIENTE – 33001014034P5

2.BIOTECNOLOGIA – 33001014020P4

3.BIOTECNOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL – 33001014042P8

4.CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – 33001014008P4

5.CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS – 33001014004P9

6.CIÊNCIAS AMBIENTAIS – 33001014047P0

7.CONSERVAÇÃO DA FAUNA – 33001014048P6

8.ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS – 33001014003P2

9.ENGENHARIA CIVIL – 33001014018P0

10.ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 33001014013P8

11.ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 33001014039P7

12.ENGENHARIA MECÂNICA – 33001014073P7

13.ENGENHARIA QUÍMICA – 33001014006P1

14.ENGENHARIA URBANA – 33001014015P0

15.ESTATÍSTICA – 33001014045P7

16.FÍSICA – 33001014011P5

17.MATEMÁTICA – 33001014007P8

18.PLANEJAMENTO E USO DE RECURSOS RENOVÁVEIS – 33001014050P0

19.PRODUÇÃO VEGETAL E BIOPROCESSOS ASSOCIADOS – 33001014051P7

20.QUÍMICA – 33001014005P5

  • TEMA: Educação inclusiva e cidadania global: Desafios e estratégias para a justiça social e ambiental

1.AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL – 33001014022P7

2.ANTROPOLOGIA SOCIAL – 33001014023P3

3.CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – 33001014052P3

4.CIÊNCIA POLÍTICA – 33001014026P2

5.EDUCAÇÃO – 33001014001P0

6.EDUCAÇÃO – 33001014043P4

7.EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA – 33001014070P1

8.EDUCAÇÃO ESPECIAL (EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO ESPECIAL) – 33001014002P6

9.ESTUDOS DA CONDIÇÃO HUMANA – 33001014075P3

10.FILOSOFIA – 33001014010P9

11.GEOGRAFIA – 33001014071P8

12.LINGUÍSTICA – 33001014021P0

13.PSICOLOGIA – 33001014031P6

14.SOCIOLOGIA – 33001014025P6

15.TERAPIA OCUPACIONAL – 33001014036P8

  • TEMA: Saúde, Tecnologia e meio ambiente: Soluções inovadoras para a reabilitação física e mental em contextos globais

1.BIOTECNOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL – 33001014042P8

2.CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – 33001014008P4

3.ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS – 33001014003P2

4.ENFERMAGEM – 33001014028P5

5.ESTATÍSTICA – 33001014045P7

6.FISIOTERAPIA – 33001014016P7

7.GENÉTICA EVOLUTIVA E BIOLOGIA MOLECULAR – 33001014012P1

8.GERONTOLOGIA – 33001014069P3

9.GESTÃO DA CLÍNICA – 33001014038P0

10.PSICOLOGIA – 33001014031P6

11.TERAPIA OCUPACIONAL – 33001014036P8

Documentos

  1. Plano Estratégico de Internacionalização da UFSCar (PEInt 2025-2029)
    • O PEInt incorpora, em sua formulação, a experiência acumulada com o Plano Estratégico de Internacionalização 2018–2022, prorrogado até 2024, concebido e executado no âmbito do Programa CAPES-PrInt na UFSCar. A nova proposta se fundamenta nas lições aprendidas e nas estruturas institucionais consolidadas durante esse período, conferindo continuidade e aprimoramento às estratégias anteriormente adotadas. Assim, a organização institucional, os eixos temáticos e as metas ora apresentadas constituem uma evolução coerente da trajetória iniciada com o PEInt anterior, reafirmando o compromisso da Universidade com uma política de internacionalização integrada, sustentável e de excelência.

    Outros Documentos

    1. Estudo preliminar para a proposição dos temas para a rede 

    Última atualização: 13 de novembro de 2025.

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