SINAPSE
Instituição Coordenadora
Instituições associadas Associadas
| IES Associada | Região geográfica |
|---|---|
| Universidade Federal do Cariri (UFCA) | Nordeste (NE) |
| Universidade Federal do Rio Grande (FURG) | Sul (S) |
| Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) | Norte (N) |
| Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) | Nordeste (NE) |
| Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) | Norte (N) |
Sobre a Rede CAPES Global UFSCar
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Justificativa da Composição da Rede
A Rede proposta no âmbito do Programa CAPES-Global.edu expressa um compromisso estratégico com a valorização da diversidade territorial, a densidade científica e a equidade na internacionalização da pós-graduação brasileira. Composta majoritariamente por instituições situadas em territórios interioranos ou não metropolitanos, de distintas regiões do Brasil, a Rede busca conectar suas dinâmicas formativas, científicas e sociais a redes globais de produção de saberes, promovendo impactos locais, nacionais e internacionais profundos e duradouros. -
UFSCar como Coordenadora
A UFSCar lidera a proposta com base em sua excelência acadêmica, sólida trajetória internacional e atuação interdisciplinar consolidada. Com Programas de Pós-Graduação (PPGs) de conceitos 6 e 7, a UFSCar atua estrategicamente nos três temas definidos: soberania tecnológica, educação inclusiva e saúde socioambiental, exercendo papel estruturante na articulação da Rede e no fortalecimento das parcerias internacionais. -
Diversidade e Amplitude
As instituições associadas ampliam significativamente o alcance territorial e a diversidade temática da Rede. Essa configuração abrange quatro das cinco regiões do país e integra contextos amazônicos, sertanejos, e interioranos, cumprindo plenamente os requisitos do edital e fortalecendo a atuação em territórios com marcantes desafios sociais e ambientais. -
Complementaridade Institucional
As instituições associadas trazem contribuições únicas que fortalecem o conjunto da Rede. FURG e UESB aportam densidade científica consolidada e inserção internacional já estabelecida, enquanto UFCA, UFOPA e UNIFESSPA, instituições mais jovens, se destacam pela atuação estratégica em contextos de vulnerabilidade socioeconômica, sendo fundamentais na indução de políticas públicas sustentáveis e inclusivas.1. Colaboração Solidária
2. Integração Territorial
3. Impacto Transformador A colaboração solidária entre instituições com diferentes estágios de maturidade acadêmica favorece o fortalecimento recíproco e a redução das assimetrias regionais na pós-graduação brasileira.
A diversidade geográfica permite a criação de zonas de contato científico que valorizam saberes locais e promovem diálogos entre territórios historicamente marginalizados e centros consolidados.
A Rede posiciona-se como instrumento de transformação científica e territorial, reafirmando o compromisso de internalizar e interiorizar a internacionalização da formação superior.

Temas
- Inovação, desenvolvimento e soberania tecnológica: Rumo as cidades Inteligentes, energias limpas e materiais estratégicos
| Instituições Participantes |
| UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ |
- Saúde, Tecnologia e meio ambiente: Soluções inovadoras para a reabilitação física e mental em contextos globais.
| Instituições Participantes |
| UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA |
- Educação inclusiva e cidadania global: Desafios e estratégias para a justiça social e ambiental.
| Instituições Participantes |
| UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ |
Cronograma de Construção da Proposta
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O cronograma a seguir estabelece as etapas críticas para a construção colaborativa e submissão da proposta da Rede ao Programa CAPES-Global.edu, assegurando transparência, participação efetiva e qualidade técnica.

Metodologia de Distribuição Orçamentária da Rede SINAPSE
- Foi estabelecido um critério técnico e transparente para a alocação dos recursos financeiros anuais entre as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes da Rede Institucional de Internacionalização, respeitando os princípios de equidade, mérito acadêmico e capacidade de execução.
- Princípios Orientadores:

- Indicadores Utilizados
A metodologia emprega quatro indicadores principais, cada um com peso específico:
- PPGs com conceito 6 e 7 — Peso 4 (maior peso, refletindo excelência)
- PPGs com Mestrado e Doutorado — Peso 3 (formação completa)
- Total de docentes — Peso 2 (capacidade instalada)
- Total de discentes matriculados — Peso 1 (demanda de formação)
- Cálculo da Pontuação Ponderada
Para cada instituição i, calcula-se a pontuação ponderada Pi da seguinte forma:
Pi = (Ci × 4) + (Mi × 3) + (Di × 2) + (Si × 1)
Ci = número de PPGs conceito 6 ou 7 na instituição
Mi = número de PPGs com mestrado e doutorado
Di = número total de docentes nos PPGs
Si = número total de discentes matriculados
- Proporcionalidade Orçamentária
O orçamento total anual “T” previsto para a Rede (R$ 18.300.000,00) é distribuído proporcionalmente à pontuação de cada instituição:
Ri = (Pi / ΣPi) × T
Onde:
Ri = recurso anual destinado à instituição
ΣPi = soma das pontuações ponderadas de todas as instituições
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Regras Complementares
- Participação mínima garantida: Nenhuma instituição da Rede receberá menos de 2% do orçamento total.
- Critérios de desempate: Em caso de empate na pontuação, aplica-se o critério do maior número de PPGs com nível doutorado.
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Justificativa Técnica
A adoção desta metodologia assegura:
- Alinhamento com os critérios de mérito e impacto previstos no Edital CAPES-Global.edu.
- Transparência e racionalidade na alocação dos recursos públicos.
• Incentivo ao fortalecimento institucional e à superação de assimetrias entre as IES participantes.
Orçamento Executivo Rede SINAPSE
Metodologia de Distribuição Orçamentária por Tema para a UFSCar
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A análise dos indicadores da UFSCar evidencia a amplitude, qualificação e capacidade instalada da instituição para liderar ações de internacionalização de alto impacto.

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Amplitude e Equilíbrio
A UFSCar mobiliza 41 PPGs em todas as grandes áreas de conhecimento, com equilíbrio entre os três temas estratégicos, assegurando abrangência temática e interdisciplinaridade nas ações propostas.
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Qualificação Consolidada
19% dos programas possuem conceito 6 ou 7, atendendo plenamente aos requisitos do Edital CAPES-Global.edu e demonstrando excelência científica reconhecida internacionalmente.
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Destaques Institucionais
- Capacidade instalada: 1.118 docentes e 3.249 discentes revelam forte densidade acadêmica e científica, com infraestrutura robusta para pesquisa de ponta
- Potencial internacional: Predominância de doutorandos (55%) e docentes seniores (83%) favorece ações de mobilidade, cotutela e projetos de pesquisa em cooperação internacional
- Maturidade acadêmica: 80,9% dos PPGs oferecem formação completa (mestrado e doutorado), indicando consolidação institucional e capacidade de formação avançada

Para distribuir os recursos da UFSCar entre os três temas estratégicos, foi desenvolvida uma metodologia ponderada baseada em cinco critérios quantitativos e qualitativos que refletem mérito acadêmico, capacidade instalada e perfil docente.
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Estrutura Metodológica

Critérios e Pesos
A metodologia emprega cinco critérios principais com pesos estabelecidos de acordo com sua relevância estratégica. A soma dos pesos totaliza 1,00 (100%):
- Conceito CAPES (A) — Peso 0,40 (40%): Valoriza excelência científica consolidada
- Nível do Curso (B) — Peso 0,20 (20%): Reconhece formação completa (M+D)
- Corpo Docente (C) — Peso 0,15 (15%): Considera capacidade instalada
- Corpo Discente (D) — Peso 0,15 (15%): Reflete demanda de formação
- Perfil Docente (E) — Peso 0,10 (10%): Equilibra experiência e renovação
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A aplicação da metodologia resultou no Índice de Prioridade Temática (IPT-PG) para cada tema, refletindo sua densidade acadêmica, excelência e capacidade de execução.

A estrutura orçamentária da UFSCar está organizada em três parcelas principais, distribuídas proporcionalmente entre os temas conforme o IPT-PG calculado.
- Parcelas Orçamentárias

Esta estrutura assegura o cumprimento das diretrizes do edital CAPES Global.edu, com ênfase na mobilidade internacional (Parte I), complementada por ações de fortalecimento nacional (Parte II) e estratégicas (Parte III).
Programas de Pós-Graduação da UFSCar que integram a proposta do CAPES Global.edu
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TEMA: Inovação, desenvolvimento e soberania tecnológica: Rumo as cidades Inteligentes, energias limpas e materiais estratégicos
1.AGRICULTURA E AMBIENTE – 33001014034P5
2.BIOTECNOLOGIA – 33001014020P4
3.BIOTECNOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL – 33001014042P8
4.CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – 33001014008P4
5.CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS – 33001014004P9
6.CIÊNCIAS AMBIENTAIS – 33001014047P0
7.CONSERVAÇÃO DA FAUNA – 33001014048P6
8.ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS – 33001014003P2
9.ENGENHARIA CIVIL – 33001014018P0
10.ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 33001014013P8
11.ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 33001014039P7
12.ENGENHARIA MECÂNICA – 33001014073P7
13.ENGENHARIA QUÍMICA – 33001014006P1
14.ENGENHARIA URBANA – 33001014015P0
15.ESTATÍSTICA – 33001014045P7
16.FÍSICA – 33001014011P5
17.MATEMÁTICA – 33001014007P8
18.PLANEJAMENTO E USO DE RECURSOS RENOVÁVEIS – 33001014050P0
19.PRODUÇÃO VEGETAL E BIOPROCESSOS ASSOCIADOS – 33001014051P7
20.QUÍMICA – 33001014005P5
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TEMA: Educação inclusiva e cidadania global: Desafios e estratégias para a justiça social e ambiental
1.AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL – 33001014022P7
2.ANTROPOLOGIA SOCIAL – 33001014023P3
3.CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – 33001014052P3
4.CIÊNCIA POLÍTICA – 33001014026P2
5.EDUCAÇÃO – 33001014001P0
6.EDUCAÇÃO – 33001014043P4
7.EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA – 33001014070P1
8.EDUCAÇÃO ESPECIAL (EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO ESPECIAL) – 33001014002P6
9.ESTUDOS DA CONDIÇÃO HUMANA – 33001014075P3
10.FILOSOFIA – 33001014010P9
11.GEOGRAFIA – 33001014071P8
12.LINGUÍSTICA – 33001014021P0
13.PSICOLOGIA – 33001014031P6
14.SOCIOLOGIA – 33001014025P6
15.TERAPIA OCUPACIONAL – 33001014036P8
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TEMA: Saúde, Tecnologia e meio ambiente: Soluções inovadoras para a reabilitação física e mental em contextos globais
1.BIOTECNOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL – 33001014042P8
2.CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – 33001014008P4
3.ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS – 33001014003P2
4.ENFERMAGEM – 33001014028P5
5.ESTATÍSTICA – 33001014045P7
6.FISIOTERAPIA – 33001014016P7
7.GENÉTICA EVOLUTIVA E BIOLOGIA MOLECULAR – 33001014012P1
8.GERONTOLOGIA – 33001014069P3
9.GESTÃO DA CLÍNICA – 33001014038P0
10.PSICOLOGIA – 33001014031P6
11.TERAPIA OCUPACIONAL – 33001014036P8
Documentos
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O PEInt incorpora, em sua formulação, a experiência acumulada com o Plano Estratégico de Internacionalização 2018–2022, prorrogado até 2024, concebido e executado no âmbito do Programa CAPES-PrInt na UFSCar. A nova proposta se fundamenta nas lições aprendidas e nas estruturas institucionais consolidadas durante esse período, conferindo continuidade e aprimoramento às estratégias anteriormente adotadas. Assim, a organização institucional, os eixos temáticos e as metas ora apresentadas constituem uma evolução coerente da trajetória iniciada com o PEInt anterior, reafirmando o compromisso da Universidade com uma política de internacionalização integrada, sustentável e de excelência.
Outros Documentos
1. Estudo preliminar para a proposição dos temas para a rede
Última atualização: 13 de novembro de 2025.







