Bolsa de Demanda Social - CAPES

O que é a Bolsa de Demanda Social CAPES

As bolsas de demanda social da CAPES tem por objetivo promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação Strictu Sensu (mestrado e doutorado).
A administração de tais bolsas é feita pelas Comissões de Bolsas de cada Programa de Pós-Graduação. Dessa forma, para maiores informações procure seu Programa de interesse.

As bolsas de estudo Demanda Social são gerenciadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e pelos Programas de Pós-Graduação, os quais estabelecem suas própria Comissão de Bolsa, responsável pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, conforme orientações da CAPES.

• A Pró-Reitoria de Pós-Graduação é a responsável pela administração e manutenção do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) da CAPES (cadastramentos, cancelamentos, interrupções e suspensões de bolsas), as quais ocorrem mensalmente em conformidade com o calendário estabelecido e administrado pela CAPES.

• Os Programas de Pós-Graduação são responsáveis pelo envio de toda documentação necessária por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ao Setor de Bolsas da ProPG, nas datas estabelecidas em calendário interno.

Quais são os benefícios da Bolsa de Demanda Social da CAPES

  • Bolsas de Mestrado mensal com duração de até 24 meses;
  • Bolsas de Doutorado mensal com duração de até 48 meses;

Documentos

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA)

Sistema de Acompanhamento de Concessão (SAC)

Mais informações