PNPD

Cotas de bolsas PNPD/CAPES na UFSCar Bolsistas PNPD/CAPES em andamento Acompanhamento de ex-bolsistas PNPD/CAPES - Pós-Doutorados Concluídos PNPD Capes

O que é PNPD ?

O Programa de Nacional de Pós-Doutorado da CAPES tem dentre outros objetivos promover a inserção de pesquisadores brasileiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

Quais são os benefícios do PNPD ?

Modalidades

Modalidade de bolsa

Público alvo

Aceita Vínculo empregatício?

Duração Máxima da Bolsa

A

Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e portadores de visto temporário.

Não, o bolsista não pode manter vínculos empregatícios de nenhuma espécie enquanto bolsista.

Até 60 meses.

B

Estrangeiros residentes no exterior.

Não, o bolsista não pode manter vínculos empregatícios de nenhuma espécie enquanto bolsista.

Até 60 meses.

C

Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e empregados como docentes em IES ou pesquisadores em instituições públicas de pesquisa.

Sim, desde que o bolsista mantenha-se afastado das atividades e não mantenha o vínculo com a mesma IES de onde provém a bolsa PNPD.

Até 12 meses. 

Seleção e implementação da bolsa PNPD

Os procedimentos de seleção, cadastramento, suspensão e cancelamento de bolsas, assim como os de alteração de dados bancários, são realizados pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPG) por meio do acesso ao Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios – SCBA. O login e senha são os mesmos utilizados pelo coordenador do PPG para acessar a Plataforma SUCUPIRA.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação realiza a aprovação do novo beneficiário cadastrado no sistema mediante e-mail do Programa (propgadj@ufscar.br) informando o nome e CPF do novo beneficiário e a respectiva justificativa para a sua aprovação no SCBA.

Todas as operações no SCBA (cancelamento, inclusão, aprovação de beneficiários entre outras devem ser feitas respeitando-se o calendário CAPES. Os coordenadores deverão encaminhar e-mail para aprovação de novos beneficiários até dois dias antes do último dia do período de cada mês informado no calendário CAPES.

Formalização do pesquisador na UFSCar

Deverá ser feita junto à Pró-Reitoria de Pesquisa seguindo os procedimentos descritos aqui.

Contato para dúvidas

Treinamento para uso do SCBA

Mais Informações

Para saber mais clique aqui.

Cotas de bolsas PNPD/CAPES na UFSCar

Bolsistas PNPD/CAPES em andamento

Acompanhamento de ex-bolsistas PNPD/CAPES - Pós-Doutorados Concluídos