Edição 2020 do Prêmio Capes de Teses premia trabalhos da UFSCar

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou no dia 1º de outubro o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2020, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2019. Neste ano, a tese de doutorado desenvolvida no PPGCAm ganhou o Prêmio na área de Ciências Ambientais, enquanto que a tese de doutorado desenvolvida no PPGCEM recebeu Menção Honrosa.

 

Tese de doutorado desenvolvida no PPGCAm

A tese de doutorado desenvolvida por Flávia Darre Barbosa junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFSCar (PPGCAm), intitulada “Comitês de Bacias Hidrográficas, representação e participação: desafios e possibilidades à gestão da água e dos recursos hídricos no Brasil” ganhou o Prêmio CAPES de Teses – Edição 2020. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Frederico Yuri Hanai, do Departamento de Ciências Ambientais – DCAm/CCBS e coorientado pelo Dr. Paulo Augusto Romera e Silva (in memorian), do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo. O objetivo do estudo foi avaliar a representação e a participação dos segmentos sociais envolvidos nas decisões de gestão para fortalecer a atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, sendo que os resultados possibilitaram a identificação de desafios que permitiram propor uma nova abordagem para compreender o processo participativo na gestão da água e dos recursos hídricos no Brasil. A área de Ciências Ambientais da CAPES tem hoje 47 cursos de doutorado registrados, e a premiação representa um reconhecimento da excelência do PPGCAm na área. Agora, o trabalho concorre ao Grande Prêmio CAPES de Tese Henrique Morize, que será outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio CAPES de Tese nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Ambientais e Multidisciplinar (Materiais, Biotecnologia e Ensino). O PPGCAm parabeniza os autores do estudo, que certamente terá grande impacto social e científico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a valorização do conhecimento científico da área de Ciências Ambientais no Brasil.

 

Tese de doutorado desenvolvida no PPGCEM

Pedro Ivo Batistel Galiote Brossi Pelissari, doutorando egresso do PPGCEM, recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2020 da área de ENGENHARIAS II. Sua Tese, intitulada Desenvolvimento de cerâmicas refratárias engenheiradas densas e porosas, foi orientada pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli e coorientada pelo Prof. Dr. André Rocha Studart da ETH Zürich, Suíça. A tese aborda o desenvolvimento teórico e experimental de uma espuma cerâmica refratária com microestrutura bio-inspirada de alto desempenho mecânico em amplo espectro de temperaturas. O trabalho desenvolvido resultou na publicação de 4 artigos científicos no Ceramics International e 2 artigos científicos no Journal of the European Ceramic Society, tendo um deles recebido o  prêmio JECS TRUST AWARD de melhor artigo publicado no periódico Journal of the European Ceramic Society em 2019. Os resultados obtidos foram apresentados em importantes congressos internacionais como ALAFAR 2016, UNITECR 2017, ICC7 2018 e ALAFAR 2018, tendo recebido a premiação de melhor trabalho no ALAFAR 2018. O conhecimento obtido ao longo do desenvolvimento da tese permitiu ao Pedro criar uma Startup, a qual foi agraciada com um projeto PIPE da FAPESP fase I em 2018, que resultou em 2020 em uma Joint Venture com a empresa ArcelorMittal para a produção de materiais refratários de alto desempenho para a cadeia da siderurgia, tendo como clientes grandes corporações multinacionais como ArcelorMittal, Kinross, Gerdau, Ambev e Samarco.