Inscrições para o Exame Celpe-Bras na UFSCar

Processo de inscrições aberto para o Exame Celpe-Bras na UFSCar do dia 5 a 18 de agosto de 2019 

O Celpe-Bras é o único certificado em Português do Brasil com reconhecimento oficial do governo brasileiro. É também exigido por universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação e, internacionalmente, o documento é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na Língua Portuguesa.

O certificado é outorgado de acordo com o nível de proficiência demonstrado pelos candidatos nas classificações "Intermediário", "Intermediário Superior", "Avançado" e "Avançado Superior".

O exame, que é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, é aplicado no Brasil e em diversos outros países. Desde 2009, a UFSCar é credenciada como posto aplicador do exame, resultado do trabalho desenvolvido na Universidade no ensino de Português para estrangeiros.

O exame Celpe-Bras é aplicado 2 vezes por ano:

  • A primeira aplicação ocorre no primeiro semestre, geralmente em abril, mas em 2019 foi em maio, no período de 28 a 30. As inscrições para essa aplicação foram encerradas em 28 de março deste ano. 
  • A segunda aplicação ocorre no segundo semestre, geralmente em outubro. Assim, a segunda aplicação de 2019 será no período de 16 a 18 de outobro de 2019 e o período de inscrições será do día 05 a 18 de agosto de 2019. Mais informação do calendário de aplicação 2019/2 poderão ser consultadas em: https://docs.google.com/document/d/1uuzAhEHM1JhZMZ-rqg4Hb08hmG1quXwr2G8ltWDhb8g/edit

O calendário definido pelo INEP é seguido rigorosamente. Para inscrições, por exemplo, o prazo se esgota automaticamente às 23h59 (horário de Brasília/Brasil) do último dia previsto para essa fase no calendário do exame, ou seja, no dia 18 de agosto de 2019.

Assim, as inscrições (no período em que estão abertas) são realizadas em sistema do Inep, no item inscrição (esse item ficará disponível durante o período de inscrições): http://celpebras.inep.gov.br/celpebras/#!/index

Informações gerais sobre inscrição no Exame Celpe-BrasEXAME CELPE-BRAS - POSTO APLICADOR UFSCar
podem ser obtidas em: celpeufscar@gmail.com

 

Mais informações em: 

http://www.institutodelinguas.ufscar.br/pt-br/proficiencias/celpe-bras

http://celpebras.inep.gov.br/celpebras/#!/index