Requerimento para a UFSCar

O reconhecimento de diploma estrangeiro de Pós-Graduação Stricto Sensu – documentos exigidos para o requerimento, prazos, fases, direitos, obrigações etc. – é regulamentado pela Portaria MEC nº 22, de 13 de dezembro de 2016 e, no âmbito da UFSCar, pela Resolução Conselho de Pós-Graduação nº 02, de 30 de março de 2017. Diante disso, o requerente deve ter pleno conhecimento das normas supracitadas, para que possa instruir seu pedido corretamente.

 

Documentos necessários

De maneira geral, o requerente deve acessar a plataforma Carolina Bori e fazer o upload das cópias digitais de toda a documentação descrita pela Portaria MEC nº 22/2016 e pela Resolução CoPG/UFSCar nº 02/2017, cuidando para que as imagens dos documentos tenham boa visualização, não excluam nenhuma das informações, impressas no documento e sejam anexados na orientação correta.  Para o cadastro, a que faz referência o inciso I, Art. 2º, da Resolução CoPG/UFSCar nº 02/2017, o requerente deve preencher e anexar na plataforma Carolina Bori formulário próprio, que pode ser acessado clicando aqui.

Calendário para envio de pedidos - 2019

O período para o envio de pedidos de reconhecimento de diploma estrangeiro de pós-graduação Stricto Sensu à UFSCar no ano de 2019 se inicia em 22 de março e se encerra em 30 de setembro.

Informações sobre Taxa

Será cobrada, para abertura do processo de reconhecimento de diploma estrangeiro de pós-graduação junto à UFSCar, conforme estabelecido pelos §§ 2º, 3º e 4º, do Art. 4º da Resolução Conselho de Pós-Graduação nº 02, de 30 de março de 2017, o valor fixado de R$ 2.000,00 (dois mil reais), durante o exercício de 2019.

Plataforma

http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/usuario/acesso

As dúvidas relacionadas ao direcionamento de pedidos de reconhecimento junto à UFSCar devem ser encaminhadas, EXCLUSIVAMENTE, por e-mail ao endereço reconhecimento@ufscar.br.