Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Notícias do site

Divulgação da oficina de inglês (British Council-NewtonFund-FAPESP)

Entre os dias 19 e  21 de fevereiro de 2018, acontecerá na UFSCar, campus São Carlos, o workshop gratuito de escrita científica em língua inglesa “Researcher Connect”, promovido pela FAPESP-British Council-Newton Fund. Destinado prioritariamente - mas não exclusivamente - a  docentes e pesquisadores no início de carreira (recém doutores, doutorandos, pós-docs), o workshop focará na escrita de abstracts e artigos científicos, e será ministrado por um treinador nativo enviado pelo British Council.

Haverá no máximo 25 vagas para o curso. Interessados podem encontrar maiores informações no Edital. Interessados também devem preencher - até o dia 10 de dezembro, 2017 -  o formulário disponível em: https://goo.gl/forms/FDjcv6fFk2YSum2t2.

Será necessário realizar uma prova de inglês online (OPT - Online Placement Test) para avaliar o nível de inglês dos interessados, que deveria ser minimamente nível B1.

Responsável pela coordenação da oficina na UFSCar e para maiores informações: Profa. Chloe - telefone: 33519465 e email: chloe@ufscar.br.

Novos prazos para encaminhamento interno das APCNs e homologação pela ProPG

Homologação da primeira fase das APCNs 30/08/2017
Homologação da segunda fase das APCNs 27/09/2017
Aprovação no ConsUni 20/10/2017
Preenchimento das APCNs no Sucupira 20/09 a 20/10/2017
Homologação 31/10/2017

CNPq lança chamada do Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação PEC-PPG

Estão abertas as inscrições para a Chamada do Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação - PEC-PG do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Administrado de forma tripartite pelo CNPq, pela CAPES e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), o PEC-PG tem como objetivo incrementar o intercâmbio educacional e a cooperação científica com os países da América Latina, Caribe, Ásia e África possibilitando que estrangeiros oriundos desses países realizem seus estudos e obtenham suas titulações em cursos de pós-graduação em instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

A Chamada abre novas oportunidades para o financiamento de bolsas de mestrado e doutorado no Brasil para estrangeiros provenientes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

Há previsão de concessão pelo CNPq de até 40 bolsas de Mestrado no país e até 60 bolsas de Doutorado no país.

A data-limite de submissão de propostas é 18 de agosto de 2017. Espera-se, dentre outros objetivos, contribuir para a ampliação do grau de internacionalização das universidades brasileiras e aprimorar a qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior, visando sua contribuição para o desenvolvimento de seus países.

Para maiores informações: http://cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5776210.

Programa CAPES/STINT seleciona projetos em todas as áreas para cooperação com a Suécia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga nesta terça-feira, 4, o Edital, referente ao Programa CAPES/STINT, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e suecos, com objetivo de fortalecer a cooperação entre instituições de ensino superior e/ou de pesquisa do Brasil e da Suécia; fomentar a colaboração e o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e suecos; e fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.

Maiores informações em: https://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8453-programa-seleciona-projetos-em-todas-as-areas-do-conhecimento-para-cooperacao-com-suecia.

Seleção de Agente de Divulgação do Programa IODP/CAPES-Brasil

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga nesta terça-feira, 4, o Edital nº 26/2017, com objetivo de selecionar um Agente de Divulgação do programa IODP/CAPES-Brasil para integrar a Expedição 369 - Australia Cretaceous Climate and Tectonics, a bordo do navio JOIDES Resolution, que acontecerá de 26 de setembro a 26 de novembro de 2017. O selecionado deverá divulgar as atividades científicas do programa IODP e os resultados da expedição para estudantes (dos níveis médio e superior), pesquisadores, professores de ensino médio, docentes da educação superior e profissionais que trabalham com divulgação científica, de forma a estimular o interesse pela ciência nos oceanos.

Maiores informações em: https://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8455-edital-seleciona-agente-de-divulgacao-para-expedicao-na-australia.

Primeira Avaliação Quadrienal da CAPES começa em 3 de julho

Na próxima segunda-feira, 3 de julho, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) inicia o processo periódico de avaliação de todos os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no Brasil. Esta é a primeira edição em que o período de avaliação abrange quatro anos (2013 a 2016). Até a última avaliação, realizada em 2013, o intervalo entre avaliações era de um triênio. Nesta edição, serão avaliados 4178 programas de pós-graduação stricto sensu. Para maiores informações acesse https://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8450-primeira-avaliacao-quadrienal-da-capes-comeca-em-3-de-julho.

Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt

Abertas inscrições para o Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt - Chamada 11. Trata-se de uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Modalidades de bolsas

  •  Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;
  • Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos.

 

Calendário

  • Inscrição: 31 de dezembro de 2016 a 28 de julho 2017
  • Resultado: Até 15 de dezembro 2017
  • Início da pesquisa ou de curso de idioma: fevereiro/março 2018 até dezembro 2018

 

 Informações Adicionais

 https://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/humboldt

Edital CAPES apoia propostas de eventos científicos no país

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quarta-feira, 1º, o Edital nº 03/2017, referente à chamada pública no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), com objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. Esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de agosto de 2017 a 31 de janeiro de 2018.

As inscrições deverão ser feitas de 2 a 31 de março, exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico disponível na página da CAPES. O resultado final está previsto para ser divulgado em julho deste ano.

Regras de Submissão de Propostas de Novos Cursos de Pós-Graduação na UFSCar

Aprovadas na 84ª reunião extraordinária do Conselho de Pós-Graduação (CoPG), ocorrida em 30/11/2016, a Resolução CoPG Nº 15 de 01/12/2016  Novo

Calendário de Reuniões do CoPG 2017

Aprovado na 85ª reunião do Conselho de Pós-Graduação (CoPG), ocorrida em 14/12/2016, o calendário de reuniões para o ano de 2017, no qual consta também as datas limites para entrega de documentos.

CAPES divulga calendário para operações no Sistema SAC/PNPD

Calendário para operações no Sistema SAC/PNPD

O calendário será utilizado para demarcar períodos mensais durante o ano de 2017 nos quais o Sistema de Acompanhamento de Concessões (SAC) será disponibilizado para operações relativas a bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES, Portaria 086/2013).

O SAC se tornará indisponível às 17h00 (horário oficial de Brasília) do último dia de cada um dos períodos mensais acima demarcados e que o calendário acima poderá sofre alguma modificação em função de eventuais necessidades administrativas e tecnológicas da CAPES.

Candidaturas PDSE homologadas pela ProPG

A UFSCar foi contemplada com 658 mensalidades PDSE distribuídas entre os Programas de Pós-Graduação segundo critérios aprovados no Conselho de Pós-Graduação. Ao total foram homologadas 109 das 117 candidaturas inscritas (93%), sendo 64 na primeira etapa de homologação e 45 na segunda etapa (cotas adicionais recebidas pela UFSCar). Dos 28 Programas de Pós-Graduação, apenas 4 não tiveram a totalidade da demanda homologada. A relação das candidaturas homologadas/não homologadas pode ser consultada aqui.

Pagamento de bolsas segue determinação do TCU a partir de dezembro de 2016

Regularização no Cadin

Pagamento de bolsas segue determinação do TCU

Publicado: Terça, 25 Outubro 2016 17:15 | Última Atualização: Terça, 25 Outubro 2016 17:15

A partir de dezembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fará o pagamento de bolsas somente mediante regularidade do beneficiário no Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin). Essa conduta segue determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). Para evitar qualquer problema com o pagamento de bolsas, é importante que todos os beneficiários dos programas desta agência verifiquem sua situação no cadastro.

O que é o Cadin?
O Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin) é um banco de dados que contém os nomes de pessoas físicas e jurídicas com obrigações pecuniárias vencidas e não pagas para com órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta; e de pessoas físicas que estejam com a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) cancelada e de pessoas jurídicas que sejam declaradas inaptas perante o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Mais informações aqui.

Fonte: CAPES

UFSCar e Senai consolidam parceria em formação, pesquisa e inovação

Foi realizada no dia 18, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica-Científica entre a UFSCar e o Senai-SP. O evento aconteceu no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do Campus São Carlos, a partir das 10h30. O acordo viabiliza a promoção de uma série de iniciativas envolvendo ensino, pesquisa e inovação.

A aproximação da Universidade com as empresas e o mercado de trabalho foi a ênfase durante a solenidade, que contou com várias autoridades representantes da Universidade e do Senai. “É uma parceria exitosa para, juntos, resolvermos os problemas do Brasil, conseguir construir uma visão complementar, na qual o conhecimento pode se tornar inovação”, afirmou o vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira. “Muitas vezes, a própria indústria não sabe o que já temos como soluções e esse é mais um potencial dessa união”, destacou.

“O Senai está orientado para o fazer, para a realização. Isso vai marcar as duas entidades. Espero que a Universidade possa usar a inteligência prática do Senai para que possamos sair do diagnóstico e fazer as coisas acontecerem. Dessa parceria, teremos pessoas que vão fazer a diferença, que não vão adiar as soluções”, destacou o diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni Gonçalves.

Durante o evento, Adilson lembrou que a parceria é fruto de um trabalho realizado ao longo de um ano e meio, que surgiu na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado em julho de 2015 na UFSCar. “Estamos fazendo história neste momento pois são duas entidades que têm o compromisso com a formação de pessoas, o desenvolvimento de pesquisa, inovação e tecnologia, mas que atuam em espaços diferentes”.

“A motivação envolve a nossa intenção em capacitar os funcionários do Senai em pós-graduação strictu sensu. De outro lado, o Senai vai fazer com que nossos acadêmicos se aproximem do universo do trabalho, ao qual às vezes estes tendem a se afastar”, destacou Débora Cristina Morato Pinto, pró-reitora de Pós-Graduação da UFSCar. Ela pontuou duas propostas internas que já estão em andamento, com a criação dos cursos de mestrado profissional em Engenharia de Produção e em Administração. Também já existe, na UFSCar, programas de pós-graduação com reserva de vagas para o Senai, como é o caso da pós em Ciências Ambientais (PPGCam).

Além da formação, a utilização da infraestrutura das instituições também está prevista pelo acordo. “Essa parceria é fruto de um trabalho prazeroso, realizado em muitas mãos. Fiquei impressionada com a infraestrutura das unidades do Senai que visitamos, com equipamentos de última geração e potencial de utilização”, afirmou Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo, pró-reitora de Pesquisa da UFSCar. Após a fala dos representantes da UFSCar e do Senai, o acordo foi assinado, encerrando o evento.

Mais informações ...

CAPES irá conceder até 100 bolsas de doutorado para estrangeiros no PEC-PG, inscrições até 25 de novembro

A CAPES divulgou na sexta-feira 7 de outubro de 2016, o edital nº 23/2016, referente à seleção de candidaturas para o Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) em nível de doutorado.

O programa PEC-PG tem por objetivo a concessão de até 100 (cem) bolsas de estudo para cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, para realização de curso de pós-graduação, em nível de doutorado, em IES brasileiras públicas ou privadas, de modo a promover a capacitação acadêmica e para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento destes países. 

A UFSCar diversos Programas de Pós-Graduação com Cursos de Doutorado completamente gratuitos aos quais estudantes estrangeiros podem-se candidatar no âmbito do Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

Os candidatos selecionados recebem:

  • Bolsa de doutorado com valor estabelecido na Portaria Conjunta Nº 1, de 28 de março de 2013, publicada no DOU de 3/4/2013. O benefício mensal será concedido pela CAPES, pelo o prazo máximo de 48 (quarenta e oito) meses improrrogáveis, para este nível de estudo, com início da concessão contada a partir da primeira matrícula no curso e do envio de todos os documentos obrigatórios, salvo nos casos previstos na Portaria Nº 248, de 19/12/2011 e suas alterações;
  • Passagem aérea de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante, concedida pelo MRE, caso conclua o doutorado com êxito, em classe e trecho mais econômicos. Quaisquer outros custos de conexões ou taxas serão de responsabilidade do estudante;
  • Isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico;
  • Assistência médica, odontológica e farmacêutica, realizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, nos termos do convênio firmado entre o MRE e o Ministério da Saúde, em 25 de janeiro de 1994.

 

CRONOGRAMA

AtividadeData
Data para submissão das inscrições Até 25/11 de 2016
Divulgação do resultado preliminar na página da CAPES Até 31 de dezembro de 2016
Início das atividades acadêmicas A partir de fevereiro de 2017

Quatro trabalhos desenvolvidos na UFSCar foram contemplados no Prêmio Capes de Teses 2016

A CAPES publicou na segunda-feira 10 de outubro de 2016 o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2015.

Nesta edição quatro teses de doutorado desenvolvidas nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foram reconhecidas entre as melhores teses de doutorado defendidas em 2015.

  • Dra.  Priscila da Silva Delabona, autor de tese defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e intitulada "Produção de glicosil hidrolases por Trichoderma harzianum para o processo de sacarificação da biomassa vegetal", foi contemplado com o Prêmio Capes de Tese Edição 2016, na área de Educação Biotecnologia, sob a orientação de Cristiane Sanchez Farinas (Embrapa) e José Geraldo Da Cruz Pradella (CNPEM) docentes permanentes do PPGBiotec. 
  • Dr. Fabiano José Alves De Souza, autor de tese defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e intitulada "Os pataxó em morros brutos e terras fanosas: Descortinando o movimento das puxadas de rama", foi contemplado com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese Edição 2016, na área de Antropologia/Arqueologia, sob a orientação do docente Felipe Ferreira Vander Velden do Departamento de Ciências Sociais.
  • Dra. Priscila Benitez Afonso, autora da tese defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e intitulada "Capacitação de pais e professores para ações integradas de ensino de leitura e escrita para aprendizes com autismo e deficiência intelectual", foi contemplada com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese Edição 2016, na área de Psicologia, sob a orientação da docente Camila Domeniconi do Departamento de Psicologia.
  • Dr. Deivison Mendes Faustino, autor da tese defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e intitulada "Por que Fanon? Por que agora?: Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil", foi contemplada com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese Edição 2016, na área de Sociologia, sob a orientação do docente Valter Roberto Silvério do Departamento de Sociologia.
A ProPG parabeniza aos autores, orientadores e Programas de Pós-Graduação da UFSCar.

Mais informações ....

UFSCar e Senai assinam acordo de cooperação no dia 18 de outubro

No dia 18 de outubro será realizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica-Científica entre a UFSCar e o Senai-SP. O Acordo irá permitir uma forte interação entre as Instituições envolvendo ensino, pesquisa e inovação. O evento de assinatura tem início às 10h30, na UFSCar.

O Acordo surgiu do interesse de ambas as Instituições na formação de estudantes em nível de aperfeiçoamento, nível técnico, nível superior e de pós-graduação, com a oferta de estágios no SENAI para estudantes de pós-graduação da UFSCar e capacitação de funcionários do SENAI em cursos de pós-graduação na Universidade. 

O Acordo contempla, também, a parceria em projetos de pesquisa com forte potencial de inovação, sendo o SENAI um importante parceiro para a intermediação de contatos entre a UFSCar e as empresas. 

O evento, aberto ao público, terá a presença do reitor da UFSCar Targino de Araújo Filho, do vice-reitor Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, do diretor regional do Senai-SP Walter Vicioni Gonçalves, do diretor técnico do Senai SP Ricardo Figueiredo Terra e das pró-reitoras de pesquisa e pós-graduação da UFSCar, Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo e Débora Cristina Morato Pinto, respectivamente.

A programação tem início com um café de boas vindas, às 10h30. Na sequência, haverá o pronunciamento das autoridades presentes e, por fim, às 12h15, ocorre a assinatura do Convênio.

CAPES prorroga inscrições para edital que apoia eventos científicos no país até 26 de setembro de 2016

A CAPES prorrogou, até 26 de setembro de 2016, as inscrições para o Edital nº 21/2016, referente à chamada pública no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP).

Esta chamada atenderá os eventos de curta duração previstos para o período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de julho de 2017.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico disponível na página da CAPES.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em novembro deste ano e o resultado final está previsto para janeiro de 2017.

Acesse o Edital.

Mais Informações ...

CAPES prorroga inscrições de no Programa Geral de Cooperação Internacional, até 9 setembro 2016

O prazo de inscrições para o Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) foi prorrogado até o dia 9 de setembro de 2016.

O programa seleciona projetos conjuntos de pesquisa, parcerias universitárias e candidaturas individuais em qualquer área do conhecimento.

O programa pretende, assim, fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros, selecionar projetos com instituições com as quais a Capes não possui editais específicos de seleção e selecionar candidaturas individuais, para casos de candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da Capes para bolsas no exterior.

Acesse aqui o novo cronograma.

Mais informações ...