Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Notícias do site

Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt

Abertas inscrições para o Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt - Chamada 11. Trata-se de uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Modalidades de bolsas

  •  Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;
  • Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos.

 

Calendário

  • Inscrição: 31 de dezembro de 2016 a 28 de julho 2017
  • Resultado: Até 15 de dezembro 2017
  • Início da pesquisa ou de curso de idioma: fevereiro/março 2018 até dezembro 2018

 

 Informações Adicionais

 https://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/humboldt

Edital CAPES apoia propostas de eventos científicos no país

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quarta-feira, 1º, o Edital nº 03/2017, referente à chamada pública no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), com objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. Esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de agosto de 2017 a 31 de janeiro de 2018.

As inscrições deverão ser feitas de 2 a 31 de março, exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico disponível na página da CAPES. O resultado final está previsto para ser divulgado em julho deste ano.

Regras de Submissão de Propostas de Novos Cursos de Pós-Graduação na UFSCar

Aprovadas na 84ª reunião extraordinária do Conselho de Pós-Graduação (CoPG), ocorrida em 30/11/2016, a Resolução CoPG Nº 15 de 01/12/2016  Novo

Calendário de Reuniões do CoPG 2017

Aprovado na 85ª reunião do Conselho de Pós-Graduação (CoPG), ocorrida em 14/12/2016, o calendário de reuniões para o ano de 2017, no qual consta também as datas limites para entrega de documentos.

CAPES divulga calendário para operações no Sistema SAC/PNPD

Calendário para operações no Sistema SAC/PNPD

O calendário será utilizado para demarcar períodos mensais durante o ano de 2017 nos quais o Sistema de Acompanhamento de Concessões (SAC) será disponibilizado para operações relativas a bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES, Portaria 086/2013).

O SAC se tornará indisponível às 17h00 (horário oficial de Brasília) do último dia de cada um dos períodos mensais acima demarcados e que o calendário acima poderá sofre alguma modificação em função de eventuais necessidades administrativas e tecnológicas da CAPES.

Candidaturas PDSE homologadas pela ProPG

A UFSCar foi contemplada com 658 mensalidades PDSE distribuídas entre os Programas de Pós-Graduação segundo critérios aprovados no Conselho de Pós-Graduação. Ao total foram homologadas 109 das 117 candidaturas inscritas (93%), sendo 64 na primeira etapa de homologação e 45 na segunda etapa (cotas adicionais recebidas pela UFSCar). Dos 28 Programas de Pós-Graduação, apenas 4 não tiveram a totalidade da demanda homologada. A relação das candidaturas homologadas/não homologadas pode ser consultada aqui.

Pagamento de bolsas segue determinação do TCU a partir de dezembro de 2016

Regularização no Cadin

Pagamento de bolsas segue determinação do TCU

Publicado: Terça, 25 Outubro 2016 17:15 | Última Atualização: Terça, 25 Outubro 2016 17:15

A partir de dezembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fará o pagamento de bolsas somente mediante regularidade do beneficiário no Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin). Essa conduta segue determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). Para evitar qualquer problema com o pagamento de bolsas, é importante que todos os beneficiários dos programas desta agência verifiquem sua situação no cadastro.

O que é o Cadin?
O Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin) é um banco de dados que contém os nomes de pessoas físicas e jurídicas com obrigações pecuniárias vencidas e não pagas para com órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta; e de pessoas físicas que estejam com a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) cancelada e de pessoas jurídicas que sejam declaradas inaptas perante o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Mais informações aqui.

Fonte: CAPES

UFSCar e Senai consolidam parceria em formação, pesquisa e inovação

Foi realizada no dia 18, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica-Científica entre a UFSCar e o Senai-SP. O evento aconteceu no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do Campus São Carlos, a partir das 10h30. O acordo viabiliza a promoção de uma série de iniciativas envolvendo ensino, pesquisa e inovação.

A aproximação da Universidade com as empresas e o mercado de trabalho foi a ênfase durante a solenidade, que contou com várias autoridades representantes da Universidade e do Senai. “É uma parceria exitosa para, juntos, resolvermos os problemas do Brasil, conseguir construir uma visão complementar, na qual o conhecimento pode se tornar inovação”, afirmou o vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira. “Muitas vezes, a própria indústria não sabe o que já temos como soluções e esse é mais um potencial dessa união”, destacou.

“O Senai está orientado para o fazer, para a realização. Isso vai marcar as duas entidades. Espero que a Universidade possa usar a inteligência prática do Senai para que possamos sair do diagnóstico e fazer as coisas acontecerem. Dessa parceria, teremos pessoas que vão fazer a diferença, que não vão adiar as soluções”, destacou o diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni Gonçalves.

Durante o evento, Adilson lembrou que a parceria é fruto de um trabalho realizado ao longo de um ano e meio, que surgiu na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado em julho de 2015 na UFSCar. “Estamos fazendo história neste momento pois são duas entidades que têm o compromisso com a formação de pessoas, o desenvolvimento de pesquisa, inovação e tecnologia, mas que atuam em espaços diferentes”.

“A motivação envolve a nossa intenção em capacitar os funcionários do Senai em pós-graduação strictu sensu. De outro lado, o Senai vai fazer com que nossos acadêmicos se aproximem do universo do trabalho, ao qual às vezes estes tendem a se afastar”, destacou Débora Cristina Morato Pinto, pró-reitora de Pós-Graduação da UFSCar. Ela pontuou duas propostas internas que já estão em andamento, com a criação dos cursos de mestrado profissional em Engenharia de Produção e em Administração. Também já existe, na UFSCar, programas de pós-graduação com reserva de vagas para o Senai, como é o caso da pós em Ciências Ambientais (PPGCam).

Além da formação, a utilização da infraestrutura das instituições também está prevista pelo acordo. “Essa parceria é fruto de um trabalho prazeroso, realizado em muitas mãos. Fiquei impressionada com a infraestrutura das unidades do Senai que visitamos, com equipamentos de última geração e potencial de utilização”, afirmou Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo, pró-reitora de Pesquisa da UFSCar. Após a fala dos representantes da UFSCar e do Senai, o acordo foi assinado, encerrando o evento.

Mais informações ...

CAPES irá conceder até 100 bolsas de doutorado para estrangeiros no PEC-PG, inscrições até 25 de novembro

A CAPES divulgou na sexta-feira 7 de outubro de 2016, o edital nº 23/2016, referente à seleção de candidaturas para o Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) em nível de doutorado.

O programa PEC-PG tem por objetivo a concessão de até 100 (cem) bolsas de estudo para cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, para realização de curso de pós-graduação, em nível de doutorado, em IES brasileiras públicas ou privadas, de modo a promover a capacitação acadêmica e para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento destes países. 

A UFSCar diversos Programas de Pós-Graduação com Cursos de Doutorado completamente gratuitos aos quais estudantes estrangeiros podem-se candidatar no âmbito do Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

Os candidatos selecionados recebem:

  • Bolsa de doutorado com valor estabelecido na Portaria Conjunta Nº 1, de 28 de março de 2013, publicada no DOU de 3/4/2013. O benefício mensal será concedido pela CAPES, pelo o prazo máximo de 48 (quarenta e oito) meses improrrogáveis, para este nível de estudo, com início da concessão contada a partir da primeira matrícula no curso e do envio de todos os documentos obrigatórios, salvo nos casos previstos na Portaria Nº 248, de 19/12/2011 e suas alterações;
  • Passagem aérea de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante, concedida pelo MRE, caso conclua o doutorado com êxito, em classe e trecho mais econômicos. Quaisquer outros custos de conexões ou taxas serão de responsabilidade do estudante;
  • Isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico;
  • Assistência médica, odontológica e farmacêutica, realizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, nos termos do convênio firmado entre o MRE e o Ministério da Saúde, em 25 de janeiro de 1994.

 

CRONOGRAMA

AtividadeData
Data para submissão das inscrições Até 25/11 de 2016
Divulgação do resultado preliminar na página da CAPES Até 31 de dezembro de 2016
Início das atividades acadêmicas A partir de fevereiro de 2017

Quatro trabalhos desenvolvidos na UFSCar foram contemplados no Prêmio Capes de Teses 2016

A CAPES publicou na segunda-feira 10 de outubro de 2016 o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2015.

Nesta edição quatro teses de doutorado desenvolvidas nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foram reconhecidas entre as melhores teses de doutorado defendidas em 2015.

  • Dra.  Priscila da Silva Delabona, autor de tese defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e intitulada "Produção de glicosil hidrolases por Trichoderma harzianum para o processo de sacarificação da biomassa vegetal", foi contemplado com o Prêmio Capes de Tese Edição 2016, na área de Educação Biotecnologia, sob a orientação de Cristiane Sanchez Farinas (Embrapa) e José Geraldo Da Cruz Pradella (CNPEM) docentes permanentes do PPGBiotec. 
  • Dr. Fabiano José Alves De Souza, autor de tese defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e intitulada "Os pataxó em morros brutos e terras fanosas: Descortinando o movimento das puxadas de rama", foi contemplado com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese Edição 2016, na área de Antropologia/Arqueologia, sob a orientação do docente Felipe Ferreira Vander Velden do Departamento de Ciências Sociais.
  • Dra. Priscila Benitez Afonso, autora da tese defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e intitulada "Capacitação de pais e professores para ações integradas de ensino de leitura e escrita para aprendizes com autismo e deficiência intelectual", foi contemplada com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese Edição 2016, na área de Psicologia, sob a orientação da docente Camila Domeniconi do Departamento de Psicologia.
  • Dr. Deivison Mendes Faustino, autor da tese defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e intitulada "Por que Fanon? Por que agora?: Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil", foi contemplada com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese Edição 2016, na área de Sociologia, sob a orientação do docente Valter Roberto Silvério do Departamento de Sociologia.
A ProPG parabeniza aos autores, orientadores e Programas de Pós-Graduação da UFSCar.

Mais informações ....

UFSCar e Senai assinam acordo de cooperação no dia 18 de outubro

No dia 18 de outubro será realizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica-Científica entre a UFSCar e o Senai-SP. O Acordo irá permitir uma forte interação entre as Instituições envolvendo ensino, pesquisa e inovação. O evento de assinatura tem início às 10h30, na UFSCar.

O Acordo surgiu do interesse de ambas as Instituições na formação de estudantes em nível de aperfeiçoamento, nível técnico, nível superior e de pós-graduação, com a oferta de estágios no SENAI para estudantes de pós-graduação da UFSCar e capacitação de funcionários do SENAI em cursos de pós-graduação na Universidade. 

O Acordo contempla, também, a parceria em projetos de pesquisa com forte potencial de inovação, sendo o SENAI um importante parceiro para a intermediação de contatos entre a UFSCar e as empresas. 

O evento, aberto ao público, terá a presença do reitor da UFSCar Targino de Araújo Filho, do vice-reitor Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, do diretor regional do Senai-SP Walter Vicioni Gonçalves, do diretor técnico do Senai SP Ricardo Figueiredo Terra e das pró-reitoras de pesquisa e pós-graduação da UFSCar, Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo e Débora Cristina Morato Pinto, respectivamente.

A programação tem início com um café de boas vindas, às 10h30. Na sequência, haverá o pronunciamento das autoridades presentes e, por fim, às 12h15, ocorre a assinatura do Convênio.

CAPES prorroga inscrições para edital que apoia eventos científicos no país até 26 de setembro de 2016

A CAPES prorrogou, até 26 de setembro de 2016, as inscrições para o Edital nº 21/2016, referente à chamada pública no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP).

Esta chamada atenderá os eventos de curta duração previstos para o período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de julho de 2017.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico disponível na página da CAPES.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em novembro deste ano e o resultado final está previsto para janeiro de 2017.

Acesse o Edital.

Mais Informações ...

CAPES prorroga inscrições de no Programa Geral de Cooperação Internacional, até 9 setembro 2016

O prazo de inscrições para o Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) foi prorrogado até o dia 9 de setembro de 2016.

O programa seleciona projetos conjuntos de pesquisa, parcerias universitárias e candidaturas individuais em qualquer área do conhecimento.

O programa pretende, assim, fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros, selecionar projetos com instituições com as quais a Capes não possui editais específicos de seleção e selecionar candidaturas individuais, para casos de candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da Capes para bolsas no exterior.

Acesse aqui o novo cronograma.

Mais informações ...

Edital N° 21/2016 para apoio a propostas de eventos científicos no país previstos dentro de fevereiro a julho de 2017, está com inscrições PRORROGADAS até 26 setembro

A CAPES divulgou o Edital nº 21/2016, referente à chamada pública no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), com objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.

Esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de julho de 2017.

As propostas devem observar as condições estabelecidas no Edital, que determina os requisitos relativos aos proponentes, às condições do evento, suas alterações, aos critérios e parâmetros de análise técnica e análise de mérito, ao processo de homologação e concessão dos recursos financeiros, à utilização dos recursos repassados e prazo de vigência e ao procedimento de prestação de contas.

Inscrições: Prorrogadas a 26 de setembro, exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico disponível na página da CAPES.

Cronograma:

ATIVIDADESDATAS
Data de início para submissão eletrônica das propostas de eventos
22/08/2016
Data limite para submissão eletrônica das propostas de eventos
(Prorrogada até) 26/09/2016
Previsão de Divulgação do resultado preliminar
14/11/2016
Envio de recursos
10 dias a partir da divulgação do resultado preliminar no site da CAPES
Divulgação do resultado final 09/01/2017

Acesse o Edital.

Mais Informações .. 

Aluna defende primeira tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade

No dia 25 de julho de 2016, aconteceu a primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar. A tese "Sentidos no espaço urbano: os dizeres de Gentileza dentro e fora da cidade" foi apresentada pela aluna Thaís Harumi Manfré Yado e teve orientação da professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP de Ribeirão Preto e da colaboradora no PPGCTS, Lucília Maria Abrahão e Sousa.

A pesquisa, que contou com o financiamento da Fapesp, buscou construir articulações e análises entre os ecos que o nome do Profeta Gentileza e de sua obra, "Livro Urbano", fizeram circular pelo espaço da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, Thaís utilizou a Análise do Discurso (AD) de matriz francesa, com base nos conceitos postulados por Michel Pêcheux, analisando a discursividade presente nos espaços urbanos.“Em meu corpus de pesquisa, busquei observar o espaço da cidade por meio de um patrimônio cultural. Mas, antes dele conseguir ser tombado e ter esse título, ele sofreu com uma ordem judicial e foi pintado de cinza, após várias manifestações sociais é que essa decisão foi revista e ele foi restaurado e tombado", conta a pesquisadora. "Atos como as manifestações sociais fazem parte do nosso contexto contemporâneo com seus atos de (r)existência. E, pela via da linguagem, procuramos instaurar/restaurar os sentidos de gentileza no contexto de mundo em que questões como a ética, a moral, o fraterno parecem tão esvanecidos.”, explica Thaís, que iniciou o doutorado em 2013.

A estrutura curricular do Programa abrange estudos clássicos e contemporâneos de teorias, métodos e práticas em Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma perspectiva multidisciplinar. O PPGCTS oferece três linhas de pesquisa: Dimensões Sociais da Ciência e da Tecnologia, Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável e Linguagens, Comunicação e Ciência.

“Como se trata de um programa interdisciplinar, todos os campos de saber encontram um espaço no CTS para se expressarem. Comigo não foi diferente. Apesar de eu trabalhar com algumas singularidades (por exemplo, a questão metodológica), ao me propor refletir sobre as questões do espaço urbano, me deparei com muitas questões pertinentes a diversas áreas, principalmente o que tange as questões políticas”, conta Thaís. “Desenvolver minha pesquisa neste programa foi uma experiência muito relevante, por se tratar de um programa interdisciplinar as interlocuções são riquíssimas e nos proporcionam um outro olhar sobre a forma de como fazer ciência, de como realizamos nossas pesquisas”, afirma Thais, que é graduada em Ciências da Informação e da Documentação pela FFCLRP/USP e mestre pelo PPGCTS.

A defesa ocorreu na Sala de Seminário do PPGCTS, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, e teve como integrantes da banca os professores Roberto Leiser Baronas, do Departamento de Letras da UFSCar, Ane Ribeiro Patti, do Centro Universitário Barão de Mauá,  Soraya Maria Romano Pacífico, da FFCLRP/USP e Dantielli Assumpção Garcia, da Unioeste, além da orientadora de Thaís, presidindo a banca.

Mais informações ...

Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação PAEC-OEA 2016 têm inscrições até 08 de agosto

Os Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar participam da convocatória do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação PAEC-OEA-GCUB 2016:

Programas de Pós-Graduação da UFSCarSiglaCampus

N° de bolsas ofertadas

Mestrado/Doutorado

Biotecnologia PPGBiotec São Carlos 1M
Ciência dos Materiais PPGCM-So Sorocaba 1M
Ciência de la Computação PPGCC São Carlos 3M
Economia  PPGEc-So Sorocaba 1M
Estudos de Literatura PPGLit São Carlos 1M
Engenharia Urbana PPGEU São Carlos 2M
Genética Evolutiva e Molecular PPGGev São Carlos 1M
Matemática PPGM São Carlos 1M / 1D
Planejamento e Uso dos Recursos Renováveis PPGPUR-So Sorocaba 1M
Sociologia PPGS São Carlos 1D
Terapia Ocupacional PPGTO São Carlos 1M / 1D
Total de bolsas 16


CALENDÁRIO
Data limite para postular à bolsa Publicação dos resultados Início das aulas na USFCar

8 de agosto de 2016

21 de novembro de 2016

Primeiro semestre de 2017

Edital

Mais informações ... 

Resultado: a UFSCar teve dois projetos aprovados no Edital N° 16/2015 CAPES/COFECUB

A CAPES divulgou na quinta-feira, 28 de julho de 2016, o resultado do edital nº 16/2015, referente ao programa Capes/Cofecub, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior (IES) e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses e incentivar a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. Foram selecionados 23 projetos, que receberão financiamento para missões de trabalho, missões de estudo, além de recurso de custeio.

A UFSCar foi contemplada com dois projetos CAPES/COFECUB neste Edital N° 16/2015, os coordenadores na UFSCar são docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais e do Programa de Pós-Graduação em Física:

N° ProjetoCoordenador BrasileiroPrograma/IES BrasilCoordenador FrancêsIES FrancesaNome do Projeto
875/2017 ALBERTO MOREIRA JORGE JUNIOR PPGCEM/UFSCar VIRGINIE ROCHE INSTITUT POLYTECHNIQUE DE GRENOBLE
Produção e bio-avaliação de biocompatibilidade de superfícies modificadas de ligas de titânio nanoestruturadas com maior bioatividade para fácil integração entre o corpo e o implante. (SuMoTiNET)
889/2017 ADILSON JESUS APARECIDO DE OLIVEIRA PPGF/UFSCar ANDREA GAUZZI UNIVERSITÉ PIERRE ET MARIE CURIE - PARIS VI Materiais magnetoelétricos para alimentação de dispositivos eletrônicos

Mais informações ...

Programa Geral de Cooperação Internacional da CAPES recebe inscrições para segunda chamada

O Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está com inscrições abertas, até 31 de agosto, para a segunda chamada programada para este ano. O objetivo do PGCI é selecionar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias em todas as áreas do conhecimento, além de fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros. Em 2016 foram programadas três chamadas, sendo a primeira já encerrada; a segunda em andamento (de 1/6 a 31/8); e a terceira chamada tem o período de inscrições de 1º de setembro a 30 de novembro. Mais informações podem ser consultadas no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da UFSCar.

CAPES divulga Calendário da DAV para 2017

Calendário 2017 - APROVADO pela Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES em 25/07/2016

AtividadesDatas 2017
Revisão do COLETA  2013-2015 até 10 de fevereiro (chancela)
Conclusão do preenchimento do  COLETA 2016  até 10 de março (chancela)
Indicação das Comissões de avaliação, comissões para o Qualis e consistência dos dados até 17 de março.
Consistência das informações entre 04 e 22 de abril
Atualização do QUALIS PERIÓDICOS, LIVROS, ARTÍSTICO 2013-2016 entre 02 e 26 de maio
Carga final de INDICADORES E PLANILHAS entre 29 de maio e 14 de junho
AVALIAÇÃO QUADRIENAL entre 03 de julho e 04 de agosto
CTC Homologação entre 21 de agosto e 01 de setembro
RESULTADOS QUADRIENAL dia 16 de setembro
Pedidos de reconsideração até 16 de outubro
Apresentação de APCN 2017 entre 12 de setembro e 20 de outubro (julgamento a partir de fevereiro/março de 2018)
Análise dos pedidos de reconsideração entre 30 de outubro e 17 de novembro
CTC de homologação das reconsiderações entre 04 e 08 de dezembro
Resultado final da Quadrienal 20 de dezembro

CAPES: novo EDITAL no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE

A CAPES divulgou nesta terça-feira 12 de julho de 2016, nova oportunidade para bolsas no exterior no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).

Na UFSCar as bolsas PDSE são destinadas aos alunos regularmente matriculados em curso de doutorado que comprovem qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta, tratamento de dados e desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida.

Os benefícios previstos são: mensalidade, seguro-saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e adicional localidade, quando for o caso (Portaria Capes nº 60/2015).

  • A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar possui no site da PROPG página com todas as informações e procedimentos sobre a seleção dos candidatos às bolsas PDSE na UFSCar.
  • De acordo com o Edital 19º/2016 do PDSE cada programa de pós-graduação com Doutorado da UFSCar fará jus a uma cota para o ano de 2017
  • Assim na UFSCar são 30 cotas PDSE.
  • Cada cota equivale a 12 mensalidades. 
  • A duração da bolsa é de, no mínimo, quatro meses e de, no máximo, 12 (doze) meses, sendo possível, assim, cada programa de pós-graduação da UFSCar poderá atender de um a três bolsistas no ano.

 

O candidato deve, obrigatoriamente, ainda preencher os seguintes requisitos:

  • ser brasileiro ou estrangeiro com visto de permanente;
  • apresentar candidatura individual;
  • não acumular a bolsa de doutorado sanduíche no exterior com outras bolsas no Brasil provenientes de recursos da Capes e/ou de outras agências de fomento que utilizem recursos do Tesouro Nacional;
  • não ter sido contemplado com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior neste ou em outro curso de doutorado realizado anteriormente;
  • não ultrapassar período total do doutorado, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese;
  • ter integralizado um número de créditos referentes ao programa de doutorado no Brasil que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso, em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior;
  • Na Retificação do Edital n°19/2016 PDSE o Candidato à bolsa PDSE deve "ter obtido aprovação no exame de qualificação ou estar regularmente matriculado e ter cursado, no mínimo, 12 meses do programa, no momento da inscrição";
EtapasDatas
Seleção Interna pela IES Até 30 de setembro de 2016
Inscrições na Capes pelos candidatos Até 31 de outubro de 2016
Homologação pela IES no sistema da Capes De 01 de novembro a 30 de novembro de 2016
Complementação de documentos Até 30 de janeiro de 2017
Início dos estudos no exterior Março a outubro de 2017

Acesse o edital completo e Retificação do Edital n°19/2016 PDSE.

Mais informações: ProPG e CAPES

Na ProPG quem cuida do PDSE é a Pró-Reitoria de Pós-Graduação Adjunta
Prof. Dr. Guillermo Antonio Lobos Villagra
 Telefone: + 55 16 3351-8110

Apresentação da proposta do "Programa de Estágio Tecnológico" a ser oferecido pelo SENAI-SP a mestrandos e doutorandos da UFSCar, quinta-feira, 14/07/2016, às 14:00hs

A ProPG/UFSCar convida aos coordenadores de pós-graduação da UFScar e demais interessados para apresentação, que será realizada por representantes do SENAI, sobre o "Programa de Estágio Tecnológico" oferecido pelo SENAI-SP aos alunos de mestrado e doutorado, conforme foi informado na 79° Conselho de Pós-Graduação - CoPG.

Data: Quinta-feira 14/JULHO/2016
Horário: 14:00 hs 
Local: Anfiteatro da Reitoria

Mais informações na ProPG.